Filósofos sobre a Filosofia
Marsilio Ficino
“Uma Filosofia em todas as partes concorda com a Divindade inteira e perfeita, e contém, até onde nos é revelado, uma imagem plena e completa do poder, sabedoria e bondade do Pai, Filho e Espirito.”
“Uma vez que a filosofia é definida por todos como o amor à sabedoria, e sabedoria é a contemplação do divino, certamente o propósito da filosofia é o conhecimento do divino.”
“Platão testifica no sétimo livro da República que a verdadeira filosofia é a ascensão das coisas que fluem e sobem e descem, para aquelas que realmente são e sempre permanecem as mesmas.”
“A filosofia é um dom, uma semelhança e uma imitação muito feliz de Deus.”
“Assim, a filosofia é a ascensão da mente das regiões inferiores às mais altas, das trevas à luz. Sua origem é um impulso da mente divina, seus passos intermediários são as faculdades e disciplinas e seu fim é a posse do bem supremo.”
“A filosofia é definida por todos como amor à verdade e devoção à sabedoria. Mas a verdade e a própria sabedoria, são somente Deus, então segue-se que a filosofia legal não é diferente da verdadeira religião, e a religião legal é exatamente o mesmo que a verdadeira filosofia. “
Do Capítulo “Conhecimento e Filosofia” em “Meditações sobre a Alma
Marsílio Ficino (Figline Valdarno, 19 de outubro de 1433 – Careggi, Florença, 1 de outubro de 1499), filósofo italiano, é o maior representante do Humanismo florentino.
Raphael
“Neste caminho não há molduras, portanto, deve-se saltar de repente da janela e ser capaz de permanecer no imponderável… Este é o caminho da ‘flecha’, é o caminho metafísico, é o caminho do fogo incolor.”
“Etimologicamente a palavra ‘filosofia’ vem de phylos = amigo e sofia = sabedoria-conhecimento e, portanto, significa amigo do conhecimento-sabedoria… A filosofia tradicional leva à realização, é catártica, é
“O metafísico não preserva sua individualidade, mas a transforma, resolvendo-a… o metafísico transcende ou resolve a multiplicidade na unidade. Assim, a visão metafísica é de síntese, de totalidade, de unidade, de essência, porque o caminho da síntese (não do sincretismo) é o caminho da solução, da reintegração, da verdadeira iniciação.”
“A verdadeira meditação do coração é a Compreensão. Para compreender devemos transformar nossa mente usando o poder do Fogo. O conhecimento metafísico é um “Fogo que consome.”
“Ninguém pode impedir que você seja livre e, no entanto, você se obriga a viver em escravidão e em limitação. Em toda a sua fraqueza sentimental, você prefere imaginar que há alguém, dentro ou fora de você, impedindo sua liberdade, mas lembre-se de que esse alguém é você mesmo.”
“Somente a aceitação leva à compreensão e somente a compreensão produz a libertação. Os que não se aceitam, traem a si próprios. Para superar a ignorância é necessário, em primeiro lugar, reconhecê-la. Se você se recusar a reconhecer o Dragão que te possui, então você nunca poderá combatê-lo.
Do Livro Tríplice Caminho do Fogo
Manly Palmer Hall
“A ascensão filosófica da alma é simplesmente o processo de elevar motivos e atividades a níveis cada vez mais elevados de liberdade.”
“A compreensão é a mais rara de todas as faculdades. É um poder sutil que acrescenta ao conceito intelectual uma realização estimulante definida ou compreensão intuitiva dos elementos fundamentais envolvidos em qualquer problema e sua relação uns com os outros. A compreensão é o estágio final do conhecimento, é a perfeita realização do propósito e significado das coisas.”
“A filosofia representa algo infinitamente superior à honestidade física; algo muito mais difícil de alcançar; ela representa a honestidade mental. É a comunhão daqueles que entendem, uma irmandade de tantas ordens quanto são os graus de compreensão.”
“A filosofia é uma disciplina que impele todas as atividades a fluir em direção ao seu próprio princípio causal. Sua principal função, portanto, é restaurar todas as naturezas às suas origens e assim realizar a perfeição das naturezas; pois é perfeito o que foi aceito de volta na plenitude de sua própria unidade.”
“Somos todos idólatras, não porque adoramos o menor em vez do maior, mas porque não aprendemos a entender o que adoramos e por que adoramos.”
De Palestras sobre Filosofia Antiga
Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 — 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.
Iamblichus
“Os teoremas da Filosofia devem ser apreciados tanto quanto possível, como se fossem ambrosia e néctar ; pois o prazer que deles advém é genuíno, incorruptível e divino. Magnanimidade eles também são capazes de produzir, e embora não possam nos tornar eternos seres, mas então nos permitem obter um conhecimento científico das naturezas eternas.”
“A sabedoria, portanto, de acordo com a natureza, é para nós um fim, e o fim último ou objetivo pelo qual viemos a este mundo, isto é, para que possamos conhecer. Portanto, se fomos gerados, é claro o propósito e o objetivo de nossa geração era que pudéssemos obter discernimento e aprender algo. Justamente por essa razão, Pitágoras afirmou que, para conhecer e contemplar, toda pessoa foi feita por Deus.
“Portanto, a filosofia, uma vez que nos traz o maior bem, ou seja, uma libertação das correntes em que a alma está presa desde a data de seu nascimento até o tempo, deve ser buscada com a mais intensa avidez e estudo.”
“A partir deste curso de raciocínio, é evidente que a Filosofia nos traz uma libertação das cadeias humanas ou corpóreas e uma libertação dos incidentes do nascimento temporal (geração), e conduz ao que verdadeiramente é, e ao conhecimento da própria Verdade e a purificação das almas. Mas se nisso, acima de tudo, há a verdadeira felicidade, devemos cultivar a filosofia com mais zelo, se quisermos ser verdadeiramente felizes.”
Iamblichus foi um filósofo neoplatônico assírio que determinou a direção da filosofia neoplatônica tardia e talvez do próprio paganismo ocidental. É mais conhecido por seu compêndio sobre filosofia pitagórica.
Pythagorus
“Isto faz, isto pensa,
a isto inclina o teu coração,
Este caminho o levará à vida divina. “
De Os Versos Dourados
Pythagorus foi um filósofo e matemático grego jônico creditado como fundador do movimento chamado Pitagorismo. Na sua maioria, as informações sobre Pitágoras foram escritas séculos depois da sua morte, de modo que há pouca informação confiável sobre ele.
Archytas
“A sabedoria não está familiarizada com uma determinada coisa particular das coisas que são, mas está absolutamente familiarizada com todas as coisas que verdadeiramente existem. E é necessário que ela não investigue primeiro os princípios de si mesma, mas os princípios comuns de todos os seres. Pois a relação da sabedoria com todos os seres é a mesma da visão com todas as coisas visíveis, e é função dela conhecer e contemplar as qualidades universais de todas as coisas. E por isso a sabedoria descobre os princípios de todos os seres.”
Citado na ‘Exortação à Filosofia’ de Jâmblico
Archytas foi um filósofo, cientista, estadista, matemático e astrônomo grego, considerado o mais ilustre dos matemáticos pitagóricos. Acredita-se ter sido discípulo de Filolau de Crotona e foi amigo de Platão. Fundou a mecânica matemática e influenciou Euclides. Foi o primeiro a usar o cubo em geometria e a restringir as matemáticas às disciplinas técnicas como a geometria, aritmética, astronomia e acústica.
Paul Brunton
“Podemos começar perguntando o que esta filosofia nos oferece. Ela oferece aos que a perseguem até o fim uma compreensão profunda do mundo e uma explicação satisfatória do significado da experiência humana. Oferece-lhes o poder de penetrar nas aparências e descobrir o genuinamente real a partir da mera aparência da realidade; oferece a satisfação daquele desejo que todos, em todos os lugares, guardam em algum lugar de seu coração – o desejo de ser livre.”
“Como seus conceitos não são apenas produtos de uma lógica mecânica, mas inspirações de uma alma viva, eles são poderosamente criativos, dinamicamente estimulantes. Na filosofia, a arte se consuma.”
“A prática da filosofia é uma parte essencial dela e consiste não apenas em aplicar seus princípios e sua sabedoria à vida ativa cotidiana, mas também em perceber a presença divina no fundo do coração, onde permanece em tremenda quietude.”
“Essa visão é filosófica. Ela declara que a verdade pode ser alcançada combinando todas as outras visões que fornecem somente uma verdade parcial dentro da equilibrada unidade da verdade total, e ampliando a faculdade do insight que penetra a realidade escondida.”
“Talvez seja a amplitude e a simetria da abordagem filosófica o que a tornam tão completamente satisfatória. Pois essa é a única abordagem que honra a razão e aprecia a beleza, cultiva a intuição e respeita a experiência mística, promove a reverência e ensina a verdadeira oração, ordena a ação e promove a moralidade. É a vida espiritual plenamente desenvolvida.”
“A base da vida filosófica é simplesmente esta: o eu superior não sente nada além do bem, do verdadeiro e do belo; nós somos suas projeções e devemos nos tornar seus reflexos. Por que então não deveríamos, aqui e agora, nos disciplinar até que nós também sintamos apenas o mesmo?”
“Separar a verdade essencial de sua cobertura acidental, o fato permanente do sonho pessoal, o insight completo de sua coloração temperamental – esta é uma tarefa da filosofia.”
“É uma doutrina inspirada na divindade, fundada na verdade e aplicada à vida.”
“Não é apenas uma doutrina metafísica para satisfazer a razão em seus questionamentos mais agudos; é também um poder religioso para sustentar o ego em suas horas mais sombrias.”
“A filosofia é ao mesmo tempo uma doutrina, uma prática e uma realização.”
“Por que a filosofia é o amor pela sabedoria? Porque, como tal, ela leva a uma busca pelo que é Atemporal, Universal, Verdadeiro, Real, a Satisfação que Concede Paz Duradoura: isto é, o Absoluto, o único que é livre de todas as relatividades.”
“O termo filosofia reservamos para a filosofia da verdade, que é a união harmoniosa e equilibrada de todos esses elementos em seu estado perfeito … Essa integralidade está mais de acordo com o significado antigo e essencial da palavra, derivado como é do grego sophia (sabedoria ou conhecimento supremo) e philos (amor).”
“Se a filosofia começa com a dúvida e a admiração, termina eliminando quaisquer dúvidas que restem na mente e convertendo a admiração em santa reverência.”
“Quem deseja se tornar um ser humano inspirado, inteligente, corajoso e bom deve buscar a filosofia. Pois ela o familiarizará com sua alma divina, o dotará com o poder do raciocínio correto, o fortalecerá contra os desgostos e reveses da vida, treiná-lo-á para nunca ser prejudicial e sempre ser útil, e ensiná-lo-á o conhecimento dos verdadeiros valores.”
“O valor deste ensinamento não depende do número de pessoas que o adotam. Quanto mais fraca for a resposta que ele recebe do mundo em geral, mais forte deve ser o esforço feito pelos poucos, se eles realmente acreditam, para mantê-lo vivo.”
“Podemos chamar aquele ideal digno de ser seguido, que aproxima as pessoas do conhecimento da verdade sobre a vida, que lhes oferece o que é real, não ilusório, que melhora e refina o caráter e que pode ser testado pela ação prática.”
“A filosofia faz tudo o que a religião faz por um homem, mas faz mais. Ela não apenas restaura ou reforça a fé em um Poder superior, dá a cada vida um significado mais elevado, traz consolo e apoio durante os problemas e enobrece o modo de tratar outras pessoas, mas também explica os mistérios mais profundos da natureza de Deus, do universo e do homem.”
Em “O que é filosofia” (Categoria 20, Para definir a filosofia)
Paul Brunton, nascido Raphael Hurst, (21 de Outubro de 1898 — 27 de julho de 1981) foi um filósofo britânico, místico, viajante, e guru. Morreu em 1981, em Vevey, na Suíça.